quinta-feira, 5 de julho de 2012

PROJETO "PIRATAS DE PALAVRAS 2012"

PROJETO "PIRATAS DE PALAVRAS 2012", dividi esse projeto com minha amiga Carolina, somos professoras do 2º ano do  Ensino Fundamental, da escola Tancredo Neves Objetivo e acreditamos que um educador cresce em função da troca de idéias, o compartilhar faz parte do nosso dia-dia, logo postarei as fotos do nosso caça ao tesouro, valendo moedinhas de chocolate hummmmmmmmmm!!!
 Esse ano resolvi mudar um pouco o projeto que trabalhei o ano passado, dessa vez dentro do báu do tesouro há um dicionário, que valor ele tem não é mesmo?
Então porque não aproveitar esse momento ao uso do dicionário, passar para as crianças que quando temos dúvidas em escrever , podemos usar o nosso "AMIGO DICIONÁRIO"

 O baú foi confeccionado pelos alunos aproveitando a caixa de sapato  , cada um criou conforme sua criatividade...
 Hora de brincar! Nas minhas aulas procuro sair do espaço sala de aula e assim brincamos e aprendemos ao mesmo tempo de uma maneira lúdica!
 As crianças adoram quando passam a ser o personagem , e foi assim que representamos. Dentro do baú pedi para os pais, a confecção de bandanas e  tapa olho, é muito divertido podemos passear para pela escola e nos transformar em verdadeiros PIRATAS DE PALAVRAS.
Esse momento as crianças saem em busca de várias palavras e anotam em suas cardenetas assim como Heitor fazia ... e depois vamos desenvolver história com algumas palavras escolhidas oba!

PROJETO

JUSTIFICATIVA
-Desenvolver a leitura e a escrita através da história contada no livro.
- Incentivar o gosto pela leitura.
- Identificar e desenvolver o uso da ortografia.
O projeto visa à ampliação das habilidades e competências nas áreas de leitura e escrita.
OBJETIVOS
 -Perceber a importância do domínio da leitura e escrita;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade;
- Despertar o gosto por diferentes tipos de texto;
- Reconhecer os usos e funções sociais da leitura e escrita.
PROCEDIMENTO / METODOLOGIA
Realizar leitura do livro “Pirata de palavras” de Jussara Braga, iniciando a partir da leitura da capa. Em seguida efetivar explorações: interpretação, espaço em que ocorre a história, tipo de texto, características do personagem, palavras encontradas pelo personagem, entre outros.
TEMPO ESTIMADO
Será desenvolvido do começo do mês de junho até o fim do ano letivo. Nas aulas de Língua Portuguesa.
RECURSOS Livro de literatura (Pirata de Palavras, de Jussara Braga), tesouro de palavras, dicionário, rótulos, música, ficha de leitura, cadernetinha, além de outros.
CULMINÂNCIA
Apresentação de atividades realizadas pelas crianças. Além do que poderá ser feito diariamente, trabalhando a criatividade e imaginação de cada um, como: Produções de texto, montagem de mural para expor as atividades desenvolvidas pelos alunos.
Finalizaremos esse projeto com uma caça ao tesouro.
AVALIAÇÃO
Será realizada com base nos objetivos definidos, nas atividades desenvolvidas, bem como na participação e interesse dos alunos.
 


0 comentários:

Postar um comentário